História da SBF
Em outubro de 1969, o Prefeito Paulo Maluf inaugura oficialmente o Modelódromo do Ibirapuera, projeto e construção de seu antecessor o Prefeito Faria Lima ( Capa da Sport Modelismo nr. 25 de 1969 ).
A primeira maquete foi ampliada entre 1978 e 1981, na gestão de Hugo Cunha, e novamente ampliada nas gestões de Edgar Soares e Afonso Grandjean. Também nesses anos nasceu a maquete em escala N, também aumentada em anos posteriores.
What we really do...
Diversão, Cultura, Amizade e Respeito.
A SBF tem por finalidade a divulgação do ferromodelismo e da cultura ferroviária, e para isso tem promovido os concursos, com a intenção de promover a prática , congregar os modelistas e incentivar novos praticantes. O primeiro foi realizado em 1985, e com o patrocínio da FEPASA sob a coordenação de seu diretor Wanderley Paulini, realizou os concursos de 1987 e 1988.
Durante o ano de 2003, a SBF realizou seus concursos no Memorial do Imigrante, onde conta com a colaboração do Núcleo de Transportes administrado pela ABPF/SP.
Em 2004, na gestão de Luis Carlos Pegoraro, a SBF ampliou seu espaço, ocupando o mezzanino do prédio em que está instalada, que foi reformado e onde foi instalada a maquete escala N. Também nessa gestão, com a coordenação do associado Osvaldo Galvanese, foi construída a maquete móvel modular, destinada a promover o ferromodelismo, tendo sido levada a demonstrações em eventos, faculdades e empresas.
Durante a gestão do Sr. Sergio Watanabe, em 2006, iniciou-se a construção da nova maquete ( atual ).
Atualmente a SBF é presidida pelo Sr. Alberto Henrique Del Bianco, junto ao Vice-Presidente Sr. Ricardo Santoro e membros do Conselho.
A SBF promove uma viagem anual de trem, em comemoração ao aniversário da entidade, no mês de Setembro. Fretamos um ônibus até Campinas e percorremos o trecho Campinas - Jaguariúna de trem ( ABPF ). No retorno à Carlos Gomes / Campinas ( aonde ficam as oficinas de restauro e manutenção da ABPF) , oferecemos um churrasco aos sócios e convidados.
Nota: O termo "FerrEOmodelismo" foi substituído, após a reforma ortográfica, por "FerrOmodelismo".
Explicação: A Língua Portuguesa sugere o uso de 2 substantivos unificados ( ferro+modelismo ). O uso de um adjetivo junto a um substantivo ( férreo + modelismo ) é inapropriado gramaticalmente. Notem, porém, que a palavra "Ferreomodelismo" foi mantida inalterada em nossa Logomarca, por questões de tradição e respeito ao desenho original de 1960.